PHOTO-2020-11-05-16-12-52.jpg

A Odontologia Integrativa é um novo conceito de Odontologia em que se vê o paciente como um todo, observando muito além dos sintomas e problemas pontuais.
.
Nessa nova visão, avaliamos o paciente de maneira INTEGRAL, ou seja, buscamos identificar através da boca, a causa dos problemas e não somente o tratamento dos sintomas!
.
Para a realização do tratamento, além da Odontologia convencional, reunimos a utilização de Práticas Complementares, como por exemplo a Laserterapia, a Aromaterapia, Suplementação de Hormônios, Vitaminas e Minerais, visando PROMOVER A SAÚDE e melhorar a qualidade de vida dos pacientes da maneira mais Natural possível, buscando o reequilíbrio do organismo.
.

O dentista tem papel fundamental no diagnóstico precoce de doenças sistêmicas e deficiências nutricionais.

.

Sendo assim, conseguimos atuar na causa dos problemas e também complementamos o diagnóstico de muitas condições sistêmicas!
.
É nessa Odontologia que nós acreditamos! É essa Odontologia que nós praticamos!

E9D45FC3-466B-4DD0-8656-EDA334454735.JPEG

🍭 🍬 🍫 Há 2 principais maneiras que a nutrição pode afetar a saúde bucal: Local e sistêmica.
Local:
Carboidrato serve de alimento para as bactérias, e por sua fermentação altera a acidez da cavidade oral! O aumento da acidez, é responsável pelo surgimento e progressão da Cárie!
Sistêmico:
Consumo de carboidratos e a alta ingestão calórica tem efeitos pro inflamatórios sistêmicos, comprometendo a resposta do organismo a doenças como a gengivite e a periodontite!

.
Contribui ainda para a inadequada absorção de nutrientes que mantém a integridade do osso, dente e gengiva!
.
Carboidratos processados são fator de risco para a cárie e a doença periodontal.
.
É preciso atuar na causa dos problemas, e a associação entre higiene oral e nutrição adequada é o ideal para manter uma boa saúde bucal!
.
Dieta de qualidade previne doenças, inclusive as bucais!

17F9A8F4-D9CD-4E17-A603-DA80F8311A4A.JPEG

✅Quebrando paradigmas!
.
Antigamente acreditava-se que o Cálcio era o principal responsável pela mineralização (dureza) dos dentes!
.
Estudo publicado em 2020 relata que o consumo de Cálcio sem o consumo de Magnésio resulta em um esmalte dentário mais “macio” e incapaz de resistir aos ácidos causadores da cárie! É necessário manter uma proporção ideal entre Cálcio e Magnésio!
.
Além disso, o Magnésio é de extrema importância no metabolismo da Vitamina D, que além de prevenir o aparecimento e progressão da cárie também é responsável pela diminuição da inflamação, prevenindo assim também a gengivite e a periodontite (principal causa de perda dentária em todo o mundo).
.
Sendo assim, o Magnésio previne perdas dentárias e também a erosão dentária (desgaste do esmalte)!
.
A maneira como o esmalte dentário reage aos ácidos causadores da cárie depende da quantidade de minerais presentes em sua estrutura!
.
Como já é sabido, a qualidade da resposta imune do paciente está diretamente relacionada ao seu estado nutricional! Sendo assim uma boa nutrição é necessária para manter os tecidos saudáveis!
.
A dieta desempenha um papel essencial e modificador na progressão das doenças orais!
.
Uma boa saúde bucal não pode ser alcançada e muito menos mantida sem a correção de deficiências nutricionais!
.
A saúde começa pela boca!
.
Essa é a Odontologia Integrativa! Com uma avaliação detalhada e exames laboratoriais podemos identificar essas deficiências!
.
É preciso tratar a CAUSA! E não somente o sintoma! E é claro, procure um profissional INTEGRATIVO! 🙋‍♀️🙋‍♀️🙋‍♀️

PHOTO-2020-09-21-15-27-35.jpg

☀️ ☀️ Também conhecida como HORMÔNIO D, a VITAMINA D participa de processos metabólicos essenciais para o bom funcionamento do organismo. Produzida na pele, a partir do COLESTEROL (esse mesmo, que nos fizeram acreditar que era do mal), através da irradiação solar!
.
Mais de 90% da população mundial tem algum grau de insuficiência dessa vitamina que apresenta inúmeras funções no organismo!
.
Sendo a boca, parte integrante desse sistema, ela também sofre as consequências dessa falta! Entre as principais delas estão:
☀️ Atraso na erupção dos dentes;
☀️ Deficiência na formação dos dentes - participa do processo de calcificação desses;
☀️ Maior risco de cárie dentária;
☀️ Infecções e inflamações periodontais - ela tem efeito anti-inflamatório e antibiótico;
☀️ Mau hálito - a deficiência é responsável por descamar em excesso as células que estão presentes no tecido que reveste o interior da boca, conseqüentemente há o acúmulo dessas células na boca e, com o tempo, o mau cheiro é liberado pelo apodrecimento das células descamadas e o conseqüente favorecimento do aumento da placa bacteriana;
☀️ Problema de Osseointegração de Implantes Dentários - responsável por direcionar o Calcio do organismo para os ossos;
☀️ Afeta a integridade dos ossos do corpo e portanto da Face também, portanto tem influência direta na Harmonização Facial e na Ortodontia.
☀️ Acúmulo de tártaro - na deficiência dela, o Cálcio do organismo fica circulante e acaba se depositando onde não é o lugar dele! Isso explica se você tem tártaro com frequência mas tem uma higiene bucal boa!
.
Poucos são os alimentos que contém vitamina D, entre eles a gema de ovo e alguns peixes! O ideal seria tomar sol todos os dias por alguns minutos, maaaas diante dessa nossa vida corrida isso está cada vez mais difícil! Portanto, a solução é SUPLEMENTAR!
.
Hoje, é IMPOSSÍVEL realizar qualquer tipo de tratamento Odontológico sem informações como essa! A Odontologia evoluiu, mas poucos os profissionais que evoluíram com ela!
.
Será que você tem deficiência? Quanto suplementar? Será que está faltando mais alguma vitamina, mineral importante?
Nós podemos te ajudar!

PHOTO-2020-03-10-05-34-10.jpg
PHOTO-2020-03-10-05-34-10 3.jpg
PHOTO-2020-03-10-05-34-10 2.jpg
PHOTO-2020-03-10-05-34-10 4.jpg
PHOTO-2020-03-10-05-34-10 5.jpg

PHOTO-2020-01-24-03-28-08.jpg

Diabetes e Manifestações BUCAIS:
--
Você sabia que o Diabetes pode ser responsável pelo aparecimento de algumas condições bucais importantes?
--
As manifestações bucais em pacientes diabéticos com controle glicêmico INADEQUADO estão relacionadas em sua grande maioria com: redução dos mecanismos de defesa do organismo e consequentemente risco aumentado de infecções, inflamações e dificuldade de cicatrização. Entre elas vou relacionar pra vocês as principais:
- XEROSTOMIA: Boca seca e sensação de queimação na língua e mucosa.
- CÁRIE E DOENÇA PERIODONTAL (consequentemente PERDA ÓSSEA): a diminuição da salivação contribui para o aparecimento de infecções oportunistas.
- AFTAS, HERPES e CÂNDIDA (Recorrentes) – pelo comprometimento do sistema imune e diminuição da lubrificação da mucosa.
--
Muitas vezes o comprometimento sistêmico do paciente leva a uma manifestação bucal, e essa por sua vez exacerba a condição sistêmica.
--
Entender o funcionamento do corpo como um TODO se faz cada dia mais necessário para que um correto diagnóstico e plano de tratamento seja estabelecido com base na “ORIGEM DO PROBLEMA” e não mais em controle de sintomas! Esse conhecimento por parte do CIRURGIÃO-DENTISTA é imprescindível!
Isso é Odontologia além dos dentes 😊
Agende conosco

PHOTO-2020-01-20-19-12-54.jpg

⚠️Odontologia é só dente???
--
Paciente mulher, adulta, meia idade, higiene bucal boa (incompatível com esse quadro clínico), relatando sempre sofrer com “tártaro” e perda óssea, relata que sempre faz “limpeza”, mas em pouco tempo isso sempre volta! E junto com isso, muita canseira, desânimo! 😰
--
Como olhar para esse quadro, com essa história, e tendo acesso a tanta informação ainda se acredita que o problema é apenas local???? Como não desconfiar que essa paciente apresenta um distúrbio no metabolismo de cálcio, que do mesmo jeito que está acontecendo na boca, também está acontecendo no resto corpo, afinal na boca temos os mesmos tecidos que temos no restante do corpo! (Osso, mucosa, músculos...)
--
Dai, a gente pede um exame básico pra iniciar uma investigação e se depara com uma Vitamina D3 de 26! Agora seguimos aprofundando os exames!
--
E você, ainda acha que ODONTOLOGIA É SÓ DENTE????
É preciso pensar “fora da caixa”!!!